DEVE-SE PREVENIR A ARTÉRIO ESCLEROSE

CRESCENDO

14 de outubro de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – NUTRIÇÃO: O AUMENTO DA PREVALÊNCIA DA OBESIDADE ESTÁ RELACIONADO COM O RISCO AUMENTADO DE DOENÇAS CRÔNICAS,

ENTRE ELAS A HIPERTENSÃO, DIABETES, DOENÇAS CARDIOVASCULARES E OUTRAS.

Muitas alterações nos hábitos alimentares têm sido observadas nas últimas décadas. A população está abandonando aos poucos a alimentação tradicional e adotando uma dieta ocidental do tipo fast food. Conseqüentemente, tem-se assistido a um aumento rápido e alarmante da prevalência de obesidade em adolescentes, o que acarreta um risco aumentado de doenças crônicas prematuras em idade pediátrica. Sabe-se, por exemplo, que o desejo de independência, a procura de identidade, a maior participação em atividades sociais ou um horário com pouco tempo livre podem contribuir para que o jovem tome um maior número de refeições fora de casa, omita refeições ou adote práticas alimentares desviantes, como o consumo de produtos de pastelaria refinada. Da adoção de comportamentos alimentares errados podem resultar prejuízos para o estado nutricional do indivíduo: aumento da prevalência de obesidade, dislipidemias, diabetes, gordura visceral. O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia despedida. Os fatores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.
Uma dieta hipercalórica, com excesso de gorduras e carboidratos aliada a uma vida sedentária, leva ao acumulo de massa gorda. Há um maior acúmulo de gordura na região abdominal em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da atividade física. Esta gordura visceral, localizada no interior do abdômen, está diretamente relacionada com o desenvolvimento da resistência a insulina, responsável pela síndrome metabólica associada à obesidade. O aumento da prevalência, embora associado a fatores genéticos, deve-se, principalmente, à mudança de comportamentos, tais como o consumo de comidas rápidas, de bebidas gaseificadas/açucaradas e a diminuição da atividade física, uma vez que as alterações genéticas possíveis de explicar tais variações, ocorrem muito lentamente. Os fatores genéticos parecem ter um papel fundamental na determinação da susceptibilidade individual para a obesidade, mas não explica, por si só, o aumento da prevalência de obesidade.
Em muitos casos, o adolescente obeso adquiriu hábitos alimentares inadequados na infância, comendo enquanto vê televisão; acaba por sentir necessidade de comer fora dos horários das refeições; há perda da disciplina e do padrão alimentar estabelecido, omitindo ou substituindo refeições por lanches. A promoção de regimes alimentares saudáveis e da atividade física contribui para diminuir a obesidade. De um modo geral, uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos permitem melhorar consideravelmente a qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada na adolescência, não só satisfaz o aumento das necessidades nutricionais durante este período, como também estabelece e reforça os hábitos alimentares para toda a vida.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930



Como Saber Mais:
1. Uma dieta hipercalórica, com excesso de gorduras e carboidratos aliada a uma vida sedentária, leva ao acumulo de massa gorda.
http://obesidadecontrolada1.blogspot.com

2. Uma alimentação equilibrada na adolescência estabelece e reforça os hábitos alimentares para toda a vida.
http://gorduravisceral.blogspot.com


3. A adolescência é um período complexo e de considerável risco para a saúde...
http://controladaobesidade.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

Referências Bibliográficas:
Pereira B.; Condessa I.; Carvalho G. S.; Cunha C.; Pereira V. Actas do Vº Seminário Internacional/IIº Ibero Americano de Educação Física, Lazer e Saúde, Maio, 2009.



Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br


Google Maps: